domingo, 9 de maio de 2010

A FALTA DE OPORTUNIDADE

Por estarmos vivendo um período diversificado em nossa MPB, tive o interesse e a oportunidade em saber como é a vida e expectativa de uma compositora e interprete que enfrenta as dificuldades e acesso a divulgação de seu trabalho.

Mara Foroni

Annelise Como você descobriu sua capacidade de compor?

Mara Foroni Quando eu tinha uns 11 anos, sem perceber me vinham as melodias e alguns trechos de letras em minha cabeça. Eu pegava o violão e aquilo fluía de forma tão espontânea, quando me dava conta, a canção estava pronta. Minha primeira composição foi a música "Não Percas Tempo".

Annelise Na sua vida profissional, já passou por momentos de decepções? Como foi?

Mara Foroni Sim, porque a principio tudo que fazemos e colocamos a mostra, esperamos um reconhecimento, um resultado. Desde que apostei em minhas composições e na minha forma de interpretar, esperei um retorno, porque de certa forma tenho um senso crítico muito grande e vejo em minhas composições conteúdos aproveitáveis, mas infelizmente a nossa MPB foi sufocada por músicas de escrachos que alcançam o sucesso rápido.

Annelise Existe algum compositor que você se identifica ou se espelha?

Mara Foroni Não consigo perceber uma identificação, mas me espelho na forma de compor de vários deles... No geral compositores que se preocupam em deixar uma mensagem inteligente de proveito que saibam falar de amor sem ser piegas, falem do cotidiano sem serem fantasiosos demais.

Annelise Como se sente quando estar cantando?

Mara Foroni Quando fazemos o que gostamos, já existe uma satisfação muito grande. Eu canto com prazer, existe um trecho de uma das minhas músicas que diz: " EU CANTO, POIS É MEU RECONFORTO MINHA CALMA. ME ALIMENTA, NUTRI MINHA ALMA... ME AFLORA OS SENTIMENTOS PRA AMAR ".

Annelise Você teve ou tem alguma composição que teve destaque no cenário nacional da música?

Mara Foroni A composição MUITO TANTO, na minissérie TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA, na Rede Globo

Annelise Qual seu cantor (sua cantora) preferido (a)?

Mara Foroni Não tenho um especificamente, porque hoje em dia existe uma gama muito grande de interprete e de estilos muito diferentes, mas classifico por vozes e estilos.

Annelise Diante do que você disse sobre momento crítico que a nossa MPB está passando, você vê a chance das boas músicas voltarem a tocar em nossas emissoras e cenários?

Mara Foroni Parto do princípio de que boas músicas são imortais, prova disso que nas novelas e em várias regravações despontam músicas dos anos 70 80 90 e toda essa geração canta e gosta. Eu acredito que haverá momentos em que todos ficaremos mais seletivos e exigentes... Tenho Fé.

Annelise Em algum momento você pensou em desistir de tentar e batalhar um espaço para o seu trabalho?

Mara Foroni Não diria o termo desistir, mas momentos de abatimentos, introspecção tive vários. Tomo isso como um fôlego para resistirmos aos nãos que recebemos.

Annelise Um sonho realizado?

Mara Foroni Durante alguns anos eu me afastei totalmente da música. Em 98 resolvi fazer um CD com várias músicas minhas e tentar a sorte. Foi um termômetro, me trouxe alegrias, desencantos.

Annelise O que você tira de tudo isso?

Mara Foroni De que se temos um sonho e algo para se acrescentar ao mundo ou à nós mesmos, devemos coloca-lo em prática. Não importa o resultado, faça-o da melhor forma com amor e dedicação. Melhor tentar que ficar na vontade.

Mara Foroni - Valentia




Nenhum comentário:

Postar um comentário